UNIDADES INDUSTRIAIS

Screen Shot 2013-05-16 at 8.09.44 PM

Governador Valadares e Águas Formosas

A fábrica de Governador Valadares/MG,  quando inaugurada, produzia apenas manteiga e era a fábrica com maior capacidade instalada na chamada América Latina.  Com o passar do anos transformou-se num grande complexo industrial.  Outros prédios foram construídos ao longo do tempo e foram entrando em operação na  medida que novas etapas da atividade se sucederam.

É fábrica de queijos naturais; fábrica de queijos processados; fábrica de manteiga; fábrica de creme de leite, de bebidas lácteas e de leite UHT; fábrica de soro em pó e leite em pó; fábrica de leite condensado; fábrica de queijo ralado.

São 11 prédios, com 8 fábricas,  9 câmaras frigoríficas; laboratórios; silos e tanques com capacidade total para 1.200.000(um milhão e duzentos mil) litros de leite e soro; depósitos de insumos, de produtos fabricados;  escritório;   almoxarifado; refeitório;  vestiários e sanitários para homens e mulheres; e ainda os setores de serviços complementares como: oficina mecânica;   lavadores de caminhões;  caldeiras; ar comprimido; transformadores e geradores de eletricidade; equipamentos de refrigeração; tratamento de água;  tratamento de efluentes.

Essa unidade tem, provavelmente,  a  maior capacidade de estocagem de queijos do Brasil: 2.300 toneladas em câmaras frigoríficas.  Nela também concluem sua maturação, ou cura como preferem alguns, os queijos que são fabricados na unidade de Águas Formosas.

Na fábrica de Valadares funciona também o laboratório de Controle de Qualidade dos insumos, das embalagens e dos produtos fabricados pela empresa.   Nela trabalham perto de 400 empregados.

A fábrica de Águas Formosas/MG atualmente é uma mera casca externa do prédio comprado em 1976 que, inclusive, teve sua área construída bastante aumentada.   Naquela unidade também foram construídos novos prédios e nada é sequer parecido com o que já foi.  Tem os mesmos Setores de Serviços citados na fábrica da Valadares.

Lá são produzidos 10 tipos de queijos, mais a ricota a e massa base para o Creme de Ricota e há uma seção de Concentração de Soro que é remetido para virar pó em Valadares .  Lá trabalham  entre 80(entre safra)  e 100(safra)  empregados.

A capacidade total de industrialização de leite das duas unidades da Barbosa e Marques é de 500.000  litros por dia.