Mitos e Verdades sobre o queijo

download1.Bebida à base de soja é tão nutritivo quanto leite de vaca?

Não. A bebida à base de soja fortificado pode conter a mesma quantidade de cálcio que o leite de vaca, mas é necessário ingerir mais dele para obter os mesmos benefícios, porque a quantidade de cálcio que o organismo absorve é menor. Os pesquisadores da Universidade de Creighton calcularam que o organismo absorve cerca de 25% menos cálcio da bebida de soja que do leite de vaca.

A pessoa intolerante à lactose, deve evitar todos os laticínios?

Não. Os queijos maturados são a solução para a ingestão diária recomendada de lácteos para essas pessoas.
Pessoas com intolerância à lactose têm problemas em digerir o açúcar natural do leite e podem experimentar edemas (inchaço) ou desconforto abdominal se ingerirem grandes quantidades de leite. É importante saber que a intolerância à lactose não é a mesma coisa que alergia ao leite, que causa uma reação à proteína do leite.
A boa nova é que as pesquisas recentes têm demonstrado que a maioria das pessoas com intolerância à lactose podem na verdade consumir até 2 xícaras de leite por dia sem sintomas, se fracionados durante todo o dia. Ex: uma xícara no café da manhã e outra no jantar. O número recomendado de porções do grupo leite/laticínios pode ser obtido também do consumo de queijo e iogurte, o que geralmente são melhor tolerados que o leite por ter quantidades bem menores de lactose. A importância da manutenção de leite e derivados nas dietas de indivíduos com intolerância à lactose, por conta da sua contribuição na qualidade total da dieta, tem sido evidenciada pela Academia Americana de Pediatras em relatório de setembro de 2006, pelo comitê de Guias Dietéticas para Americanos e pela Associação Médica Nacional (USA). O melhor é seguir as orientações do seu médico a respeito.

Produtos Lácteos causam ganho de peso?

Não. Estudos observacionais múltiplos demonstraram que as pessoas consumidoras de maior teor de cálcio e laticínios pesam menos e têm menor gordura corporal que os que consomem pouco ou nenhum produto lácteo. Um estudo piloto reportado em 2004 pelo Journal of American Dietetic Association demonstrou que as dietas ricas em cálcio não causam ganho de peso em garotas na puberdade em comparação às garotas com dietas normais. As porções adicionais de laticínios fornecem, contudo, aumentos significativos na nutrição total.

A ingestão de leite causa puberdade precoce?

Não há evidências científicas que ingerir leite cause puberdade precoce. As últimas hipóteses são de que uma dieta rica em gorduras pode ser a culpada. Por outro lado, o leite é uma fonte significativa de cálcio e não deve ser eliminada durante a puberdade. Garotas pré-adolescentes (9 anos ou mais) necessitam de 1300 mg de cálcio por dia, pois estão na “janela do tempo”, entre a infância tardia e a adolescência, quando o cálcio se deposita nos ossos.

Ingerir leite quando se está resfriado causa aumento de muco?

Não. O consumo de leite não conduz à produção de muco ou ocorrência de asma. A crença de que o leite causa formação de muco vem sendo mantida por séculos, embora alguns estudos neste tópico tenham falhado em demonstrar qualquer efeito do leite na produção do muco. Muitas pessoas confundem o espessamento leve e temporário da saliva após a ingestão do leite com muco. Não há pesquisas científicas que demonstrem que o leite produz muco nas vias aéreas ou na garganta. Não piora também os sintomas de resfriados e asma. De fato, beber bastante fluido quando se está resfriado, é importante para apressar a recuperação e faz bem ao sistema imune.

A ingestão de leite causa pedras nos rins?

Não. Cálculos (litíase renal) nos rins não são ocasionados por ingestão de leite. Ao contrário da crença popular, o leite não provoca aumento de depósitos minerais nos rins, levando à formação de cálculos renais. As pesquisas na Universidade de Chicago mostraram que as pessoas podem consumir 600 mg de cálcio (a quantidade de 2 xícaras de leite) sem aumentar seu risco de formação de cálculos. Alguns estudos sugerem que a ingestão de leite está associada a taxas menores de formação de cálculos renais.

Leite desnatado é somente leite integral com água adicionada?

Não. Leite desnatado é feito pela retirada da gordura e nenhuma porção de água é adicionada. Uma xícara de leite desnatado contém menos que ½ grama de gordura e é fortificado com vitamina A e geralmente vitamina D. O leite desnatado contém quantidades comparáveis de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes chave aos encontrados nos leites mais ricos em gorduras.

Fonte: www.lacteabrasil.org.br.

Nenhum Comentário.

Deixe um comentário