13256queijos

Como guardar

Prefira comprar formas inteiras ou pedaços maiores. Corte um pedaço suficiente para consumo de dois ou três dias e guarde-o numa queijeira ou qualquer recipiente com tampa. O restante, que será consumido depois de três dias, guarde na geladeira. Se mantiver tudo na geladeira, corte o pedaço que será consumido e deixe-o fora da geladeira de preferência 60 minutos (mínimo 30), antes de servir. Não sirva queijo gelado.

Como servir

Os queijos devem ser servidos sem embalagem. Não corte os queijos muito tempo antes de servir, para evitar que eles ressequem e percam qualidade. Não lhes retire a casca.

Como cortar

O modo de cortar é importante no momento de servir porque os queijos tem diferenças entre sua parte mais central e as partes próximas da casca. A maneira de cortar tem base numa regra de etiqueta: procurar que cada convidado receba pedaços iguais, ou seja, que cada um receba a mesma parcela de parte central e de parte externa que outro receberá. De uma maneira geral, isso se consegue fracionando em formato de cunhas ou de triângulos, cujo lados sejam os raios de um círculo.

Queijos cilíndricos altos e grandes ou baixos

Como Gruyère, Itálico e Gouda devem ser partidos em cunhas (triângulos), partindo do centro. A seguir, pode-se fatiar cada cunha em quatro partes.
Para os queijos cilíndricos baixos, como o Brie, vale a mesma regra.

Queijos cilíndricos horizontais

Os queijos cilíndricos horizontais, como o Provolone, devem ser partidos em fatias e, a seguir, em cunhas, partindo do centro de cada fatia.

Queijos pequenos

Queijos pequenos, de formato cilíndrico, como o Minas Light e o Camembert devem ser partidos em até oito fatias triangulares. Os queijos com menos de 100 g devem ser partidos em metades.

Queijos redondos

Os queijos esféricos, como o Edam, devem ser partidos em quartos, podendo-se utilizar de facas especiais para facilitar a operação.

Queijos em forma de pirâmide

A partir do ponto mais alto, deve-se cortar em triângulo..